quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fumaça azul pode ser causada por lubrificante no escapamento?

     Tenho um Gol 98 MI 1.0 8V e alguns meses atrás foi feita a retífica do motor, pois saía uma fumaça meio azulada do escapamento. Após a primeira revisão (de 1.000 km), a fumaça azul começou a sair novamente. Um mecânico me informou que a causa disso poderia ser acúmulo de lubrificante no escapamento, que teria ocorrido antes da retífica. Fiquei com um pé atrás e gostaria de uma opinião de vocês. 
     Marcus Vinícius de Almeida Ferreira, por e-mail

 

     Nesse caso, o ideal é prestar atenção a um detalhe muito simples: o nível de lubrificante do motor. De acordo com Sérgio Luiz Camacho Viscardi, gerente técnico de combustíveis e lubrificantes da Ipiranga e diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), é necessário continuar a observar se o veiculo segue emitindo fumaça azulada pela descarga, mas é fundamental verificar o consumo de óleo lubrificante por meio da marcação na vareta de nível do cárter. “É importante ainda que a marca do óleo na vareta fique um pouco abaixo da indicação de nível máximo quando o motor estiver frio”.
     Dessa forma, se o nível do lubrificante estiver baixando mais rápido que o normal e continuar a sair fumaça azulada pelo escape, é possível que tenha havido, segundo Viscardi, “um problema de montagem dos anéis, que podem ter ficado alinhados, o que leva a um consumo de lubrificante, ou que tenha havido uma ovalização dos cilindros, o que faz com que os anéis não trabalhem corretamente na raspagem do óleo das paredes dos cilindros”. Vale lembrar que o nível do óleo pode baixar também por conta de vazamentos.

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