Quando o kit airbag dispara, eu tenho a obrigação de trocá-lo?
Existe alguma lei que regulamente isso? Como deve ser feita a troca?
Sálvio Gustavo Luz
Quando o airbag é
acionado, geralmente o sistema precisa de um reparo. O tamanho do
estrago, no entanto, depende do carro e do tipo de sistema adotado.
“Alguns projetos danificam o painel inteiro, inclusive o volante”, diz
Carlo Gibran, gerente da Bosch. “Outros tem um sistema de abas, que não
afeta o carro, mas, independente disso, as bolsas precisam ser
trocadas”. Segundo Gibran, elas são dobradas de um jeito especial, com
talco, para que não colem na hora de abrir.
Não
há, no entanto, nenhuma lei que obrigue a troca do kit depois que ele é
acionado. “As concessionárias conseguem verificar se o airbag está
ativo, mas não há nenhum mecanismo de inspeção”, afirma Gibran. Além das
bolsas e de possíveis danos ao painel, sensores que ativam o airbag
também precisam de troca depois de utilizados, bem como o dispositivo
pirotécnico que retrai o cinto de segurança.
Fonte: Auto Esporte
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