Gostaria de saber quando deve ser feita a calibragem dos pneus? O
que acontece se ela não for feita? Isso tem alguma relação com o gasto
de combustível? Silvia Bueno da Costa, São Paulo
“A calibragem dos pneus deve ser conferida toda semana”, afirma
José Carlos Quadrelli, gerente de vendas da Bridgestone. Segundo ele, se
for considerada apenas a permeabilidade da borracha, o pneu perde de
uma a duas libras por mês. No entanto, a checagem regular evita que
furos passem despercebidos.
O pneu precisa estar na
calibragem indicada pela montadora e compatível ao número de
passageiros, caso contrário pode afetar a dirigibilidade do carro e o
consumo de combustível. “Um pneu menos calibrado sofre deformação e fica
com mais superfície de contato com o solo” explica Felício Félix,
especialista em segurança viária e pesquisa e desenvolvimento do Cesvi
(Centro de Experimentação e Segurança Viária). “O atrito oferece maior
resistência e o motor precisa de mais energia para mover o carro”
afirma. O gasto de combustível, segundo ele, pode ser até 10% maior.
Se a calibragem estiver acima da recomendada, o motorista corre
risco nas frenagens. “A área de contato fica menor e o veículo fica
menos estável”, diz Félix, “isso sem falar no desgaste maior na região
central da banda de rodagem”. O pneu menos calibrado que o indicado
também tem desgaste irregular, e fica com as laterais prejudicadas.
Fonte: Auto Esporte
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