segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cuidar dos pneus é fundamental, é fácil, mas muitos se esquecem

Quais os principais cuidados que devo ter com os pneus do meu carro? - Lucas Barbosa

     Caro, Lucas
Uma das práticas mais importantes na manutenção de um automóvel é também uma
das mais simples: calibragem dos pneus. Infelizmente, muitos motoristas se esquecem dela e correm riscos desnecessários, principalmente nas estradas.
     Seu carro pode ser o mais moderno e tecnológico do mundo, se os pneus não estiverem com a pressão correta, ele será perigoso – pois a estabilidade estará comprometida. Além disso, a chance de pneus furados aumenta consideravelmente.
     Outros malefícios dos pneus murchos são o aumento no consumo de combustível, a maior probabilidade de danos às rodas (em casos de buracos) e desgaste excessivo e desigual da borracha, forçando a troca precoce dos pneus e causando prejuízo.
     Calibragem acima do recomendado pelo fabricante também é prejudicial, já que
apenas a parte central da banda de rodagem ficará em contato com o solo. Isso diminuiu a aderência e compromete o funcionamento do sistema de suspensão, além de deixar o carro muito duro e desconfortável.
Dito isso, aí vão algumas dicas para você rodar seguro e não ter prejuízos com os
pneus do carro:
>> Calibre os pneus, de preferência, quando eles ainda estiverem frios (menos de dois quilômetros rodados). Isso porque o ar se expande conforme esquenta e aumenta a pressão interna do pneu, prejudicando a medição correta do calibrador.
>> Procure calibrar os pneus a cada 15 dias. Se você tiver tempo, confira a pressão dos pneus toda vez que completar o tanque de combustível. Criando esse hábito, eles nunca ficarão com a pressão errada.
>> A pressão correta varia de carro para carro. Geralmente, é possível verificar a indicação do fabricante em um adesivo fixado na porta do motorista. Na dúvida, consulte o manual do proprietário.
>> Procure fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a cada 10 mil km e o
rodízio dos pneus, a cada 15 mil km.
>> Apesar de terem preços mais tentadores, nenhum pneu recauchutado ou
remoldado tem a mesma qualidade de um pneu novo. Prefira economizar em outro item e procure optar por pneus novos.
>> Evite misturar marcas ou modelos diferentes de pneus, pois isso pode
comprometer o desempenho, principalmente, em pista molhada. Se, por qualquer motivo, você tiver de usar dois tipos de pneus, instale os iguais sempre no mesmo eixo.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário