Nas versões 1.0, é melhor comprar o VW que chega em agosto ou esperar até outubro pelo Hyundai nacional?
Daniel Messeder
O Gol nunca teve tantos rivais como terá em breve, com a chegada de Toyota Etios e Hyundai HB20.
Por isso, a missão de manter a liderança de vendas cabe à
recém-apresentada versão reestilizada. Por fora, o visual aproximou o
campeão de vendas ao Polo europeu, com grade e faróis
retilíneos na frente e lanternas recortadas na traseira. De quebra, o
motor 1.0 passou levar a sigla TEC, em função das mudanças que foram
feitas no intuito de melhorar o consumo. Mas do outro lado está um
Hyundai todo novo, e completamente armado para a briga. Dirigimos os
dois e apresentamos, ponto a ponto, qual o melhor para suas
necessidades.
Desempenho
O Gol
manteve os 76 cv e 10,2 kgfm de torque, mas os números de testes revelaram
certa piora na performance. Já o Hyundai ainda não teve os dados oficiais
divulgados, mas o motor é bem mais moderno que o do VW: tem apenas três
cilindros (para menor consumo) e 12 válvulas, além de comandos variáveis. É a
mesma unidade usada pelo Kia Picanto Flex, que tem 80 cv e 10,2 kgfm. O HB20
leva nítida vantagem nas saídas e exibe retomadas um pouco
melhores, o que se reflete em maior agilidade no trânsito.
Ao Volante
Sem novidades
no Gol.
Continua bom de dirigir, com câmbio de engates curtos e suspensão bem calibrada
entre conforto e estabilidade. Já o HB20 aposta num pouco mais de conforto, com acerto
ligeiramente mais macio. O câmbio também tem engates muito bons. A estabilidade
agrada nos dois hatches, mas o VW tem freios mais eficientes.
Qualidade
e acabamento
O painel
do VW praticamente não mudou com a reestilização, o que significa que ele
manteve o aspecto pobre, apesar da boa montagem. O HB20,
por outro lado, traz um novo padrão de acabamento e materiais para a categoria
“popular”, com um painel muito mais caprichado, portas com forração mais
completa e quadro de instrumentos de aparência refinada, com desenho que lembra
o do sedã médio Elantra.
Segurança
Airbags
frontais serão itens de série no HB20, com o ABS opcional. O Gol
cobra à parte tanto pelo ABS quanto pelo duplo airbag. Não há
opção de bolsas infláveis laterais em nenhum dos dois.
Espaço
Briga boa.
Como a Hyundai planejou o HB20 de olho no Gol, acabou que o hatch da marca coreana ficou com porte
muito semelhante ao do VW. Há boa acomodação nos bancos da frente, com vantagem
para o Hyundai por oferecer ajuste de altura e profundidade do volante (só
altura no Gol).
Atrás, o espaço é razoável para até dois ocupantes (três aperta). Os
porta-malas também têm dimensões parecidas em ambos os carros.
Equipamentos
A Hyundai
ainda não divulgou a lista de série do HB20, mas o carro avaliado tinha muitos itens que deverão
ser cobrados à parte: CD player com entrada USB, comandos do som no volante,
trio elétrico, repetidor de seta no retrovisor, direção hidráulica e
ar-condicionado. O Gol agora tem vidros dianteiros elétricos de série, além
da abertura interna do porta-malas. O restante é oferecido como opcional
(inclusive um simples ar quente).
Preço e mercado
A se
confirmar o preço do HB20 na faixa do Gol (a partir de R$ 27.990), o novo Hyundai tem tudo para
abocanhar uma fatia de compradores do VW. A Hyundai ainda não divulgou se terá
um plano de revisões com custo fixo, mas a garantia será bem maior que a do
rival: cinco anos, contra apenas um ano de cobertura do VW.
Conclusão
A mudança
do Gol
foi muito tímida, mais focada no visual que no conteúdo. Com isso, o HB20
tem muitos argumentos para fazer o consumidor esperar até
outubro por ele: motor mais potente e econômico, design mais arrojado, melhor
acabamento e maior garantia.
| |
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário